Skip to content

Composição do Plenário

O Plenário do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso compõe-se de 12 (doze) conselheiros efetivos, os quais foram eleitos através do voto. As reuniões plenárias acontecem uma vez ao mês, no total de 12 (doze) por ano, e demais reuniões plenárias realizadas fora deste sistema é considerada como reunião plenária extraordinária. É função exclusivamente do Plenário elaborar e aprovar normas e condutas relacionadas à profissão farmacêutica; zelar pela conduta ética dos profissionais; zelar pela execução das funções atribuídas aos conselhos regionais, deliberadas pelo Conselho Federal de Farmácia.

Conselheiros Regionais:

Andressa Coutinho Ribeiro (CRF/MT 4619)
Conselheira Efetiva | 2024-2027

Nascida no Rio de Janeiro, Andressa concluiu sua graduação em Farmácia pela Universidade de Cuiabá em 2011, consolidando-se como uma profissional comprometida e dedicada. Especializou-se em Tecnologia Cosmética e obteve um MBA pelo Centro de Ensino Superior IPUPO em 2014. Atualmente, encontra-se em processo de aprimoramento profissional por meio de uma pós-graduação em Farmacologia Clínica na Faculdade Oswaldo Cruz.

Ao longo de sua carreira, Andressa tem desempenhado um papel fundamental na área da manipulação, onde continua a atuar com paixão e expertise. Seu notável desempenho rendeu-lhe o reconhecimento como a melhor farmacêutica do estado de Mato Grosso na categoria de farmácia magistral, honraria que reflete seu comprometimento com a excelência e a qualidade.

Atualmente, Andressa está imersa na escrita de um capítulo significativo de sua trajetória profissional, contribuindo para o livro “Farmacêuticos que Contribuem para um País Melhor!

Cleyton Eduardo (CRF/MT 2658)
Conselheiro Efetivo | 2022-2025

Nascido em Cassilândia/MS, Cleyton graduou-se em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (1998). Possui pós-graduação em Farmácia Hospitalar pela UNIMEP (2005). Foi Diretor Tesoureiro da Associação dos Farmacêuticos de Sorocaba – AFARS, Diretor do Sindicato dos Farmacêuticos – SINFAR/SP, Coordenador da Seccional do CRF em Sorocaba-SP, Membro de Comissão Assessora no CRF/MT. Profissionalmente, atuou em Farmácia Hospitalar, Farmácia Comunitária, Distribuidora de Medicamentos, Distribuidora de OPME, Propagandista Médico, Professor Universitário e Fiscal do CRF/MT. Atualmente é Conselheiro Regional Efetivo do CRF-MT.

Cristina Aparecida Figueiredo Reis (CRF/MT 372)
Conselheira Efetiva | 2022-2025

Nascida em Assis/SP, Cristina é farmacêutica-bioquímica, graduada pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Exerceu atividade profissional em Análises Clínicas, em atividades de bancada e gestão laboratorial, junto à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Também atuou como docente de ensino superior de graduação em Farmácia e outros cursos da área da saúde, atividade em que se aposentou recentemente. Atualmente, exerce os cargos de Conselheira Regional e Vice-Presidente do CRF-MT.

Daniela de Souza Vial Dahmer (CRF/MT 2068)
Conselheira Efetiva | 2023-2026

Nascida em Rondonópolis/MT, Daniela é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de Cuiabá – U.N.I.C. (2004). Especialista em Análises Clínicas pela Universidade de Cuiabá – U.N.I.C. (2007). Mestre em Biociências, sub área metabolismo pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Especialista em Micropolítica da gestão do trabalho em saúde pela Universidade Federal Fluminense (2018). Doutoranda em Ciências da Saúde na subárea Fisiologia e bioquímica do comportamento, do exercício e da nutrição. Experiência nas áreas de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Assistência Farmacêutica, Análises Clínicas e Interação Medicamentos e Alimentos. Experiência na área acadêmica como docente em cursos técnicos, graduação e pós-graduação nas áreas de Farmacologia, Bioquímica Geral e Metabólica, Imunologia Básica e Clínica, Microbiologia Básica e Clínica, Parasitologia Básica e Clínica, Genética, Epidemiologia, Saúde Coletiva e Metodologia Científica. Trabalhou como Farmacêutica não cega no Ensaio clínico de fase III randomizado, multicêntrico, duplo-cego controlado que irá avaliar a eficácia e segurança de uma vacina experimental de dengue atenuada tetravalente liofilizada fabricada pelo Instituto Butantã.

 

Dariston Klepher Arruda Pires (CRF/MT 858)
Conselheiro Efetivo | 2024-2027

Nascido em Pombal/PB, Dariston  graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 1994. Tem habilitação em Análises Clínicas pela UFPB, 1996. Foi farmacêutico Fiscal no Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF-MA), 2000-2003 (Coordenador do Departamento de Fiscalização). Além disso, também exerceu como farmacêutico Fiscal no Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso (CRF-MT) de 2003/2018 e foi coordenador do Setor de Fiscalização nos anos de 2016/2018. 

Foi diretor do Sindicato dos Farmacêuticos do Mato Grosso (SINFAR/MT), 2004-2013. Representante do CRF-MT no Conselho Municipal de Saúde (CMS) em Sinop, atualmente como membro suplente. Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Legislação e Atos Regulatórios do CRF-MT, atuando como Coordenador do GT. Foi condecorado com a Comenda de Honra ao Mérito Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia (CFF) pelos relevantes serviços prestados à Categoria em 2019. Atualmente exerce a função de Responsável Técnico (RT) na Farmácia Pague Menos, em Sinop-MT. 

 

Donata Norman Paulino Brandão Silva (CRF/MT 2657)
Conselheira Efetiva | 2022-2025

Nascida em Cassilândia /MS, Donata graduou-se em Farmácia e Bioquímica pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras (1997). Possui pós-graduação em Farmácia Magistral e Cosmetologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005).  Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Foi membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-MT e quando morava em outro Estado, participou como diretora da Associação dos Farmacêuticos de Sorocaba (AFARS). Já atuou profissionalmente em Laboratório de Análises Clinicas, Farmácia Hospitalar, Drogaria, e Farmácia Magistral e também como professora no curso de Farmácia da Universidade de Cuiabá (UNIC). Há 12 anos é professora no curso de Farmácia no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG). Atualmente é Conselheira Efetiva do CRF-MT.

Iris Juliana Viotto Stupp (CRF/MT 2428)
Conselheira Efetiva | 2022-2025

Nascida em Campo Grande/MS, Msc Iris Juliana Viotto Stupp graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, 2005). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Análises Clínicas (Hematologia, Bioquimica, Urianálise, Parasitologia e Bacterioscopia). Atuação em Intoxicações humanas por medicamentos, domissanitários, animais peçonhentos e venenos, também atuou como Farmacêutica em Drogaria, e atua atualmente em Laboratorio de Analises Clinicas e possui graduação em Quimica Licenciatura pelo Instituto Federal de Mato Grosso IFMT, lecionou por quatro anos atuando na disciplina de Quimica para o Ensino Médio. Especialista em PSF pela Universidade Anhaguera, Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras, Gestão em Saúde pela Unemat, Analises Clínicas pela UNIC, Educação em Saúde pela UFRGS e Mestre em Ciências da Saúde pela UFMT departamento de Fisiologia. Atualmente Cursando Direito pela Unemat, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Comodoro MT, Vice-Presidente da Associação Amigos dos Animais Comodoro MT, Secretaria da Associação Guarda Mirim de Comodoro MT, Presidente da Associação Poliesportiva e Cultural do município de Comodoro MT, conselheira fiscal da ACOARTES e Conselheira Efetiva do CRF/MT.

Isanete Geraldini Costa Bieski (CRF/MT 1123)
Conselheira Efetiva | 2022-2025

Nascida em Dom Aquino/MT, Isanete graduou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de Cuiabá (1997), Especialista em Plantas Medicinais (2005), Farmacologia (2006) Farmacêutica Clínica (2014), PhD em Etnobotânica de Plantas Medicinais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019), Doutorado (2015) e Mestrado em Ciências da Saúde (2010), especialista em Fitoterapia pública e privada a mais de 20 anos, Farmacêutica Clínica com atuação em Consultório Farmacêutico desde2015, especificamente na área de fitoterapia, ampla experiência em Programas Municipais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, experiência em projetos elaboração e execução em projetos de pesquisa nas áreas de Etnobotânica e Etnofarmacologia. É revisora de várias revistas científicas no Brasil e Exterior, Membro da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, Sociedade Brasileira de Farmacognosia e Farmácia Clínica. Atualmente é Presidente do Instituto do Saber Ativo (Instituto ISA) e Secretária Geral do CRF-MT, ainda encontra tempo para atuar na área social e atividades pastorais.

Jefferson William de Oliveira (CRF/MT 1031)
Conselheiro Efetivo | 2024-2027

Nascido em Ponta Grossa /PR, o Conselheiro Jefferson William é graduado em Farmácia e Bioquímica pela Fundação Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987), onde fez pós-graduação em Farmácia de Dispensação em 1996. Participou como membro e presidente das Comissões de Ética no CRF-MT. Já atuou profissionalmente em Laboratório de Análises Clínicas, Vigilância Sanitária Municipal, Drogaria, Farmácia, Transportadora e Professor do Ensino Fundamental e Médio. Por 11 anos exerceu a atividade de Farmacêutico Fiscal no CRF-MT. Como Rotariano participa do Projeto Multiação pelo Distrito 4440, foi  vice-Coordenador (2013 a 2017) e Coordenador de 2017 até a presente data. Participou como membro da Comissão de Prestação de Contas no período da Junta Diretiva e Presidente desta Comissão no Biênio 2020-2021. Atualmente é Conselheiro Regional Efetivo do CRF-MT para o Mandato 2020/2023.

Samyra Lopes Buzelle (CRF/MT 3012)
Conselheira Efetiva | 2023-2026

Samyra Lopes Buzelle é graduada em Farmácia pela UNIVAG, possui Mestrado em Ciências da Saúde pela UFMT, Doutorado em Bioquímica pela FMRP-USP, E participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior na Universiy of Guelph no Canadá. Em seus 12 anos de docência atuou nas análises clínicas e bioquímica. Atualmente é professora no Centro Universitário de Várzea Grande – Univag, é orientadora de Estágio no Laboratório Escola, além de atuar também em cursos de Pós-Graduação em Hematologia e Estética. Atualmente é Conselheira Regional CRF-MT mandato de 2023-2026.

Valéria Katia Gardiano (CRF/MT 2351)
Conselheira Efetiva | 2023-2026

Valéria Katia Gardiano é farmacêutica com habilitação em Análises Clínicas, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 2005. Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família (UNIVAR) 2006. Especialista em Farmácia Estética (FAPUGA), 2021. Atuou como Fiscal do CRF/MT no período de 2010-2018 e também como Coordenadora de Assistência Farmacêutica do munícipio de Barra do Garças/MT em 2020. É mestranda em imunologia e parasitologia pela UFMT 2021-2023. Atualmente é Conselheira Regional CRF-MT mandato de 2023-2026.

Veridiana Galetti de Rezende (CRF/MT 2961)
Conselheiro Efetivo | 2024-2027

Nascida em Olímpia/SP, Veridiana gradou-se em Farmácia Generalista pela Universidade de Cuiabá em 2007. Pós-graduada em farmácia clínica, estética e MBA auditoria e faturamento, em farmácia hospitalar e medicamentos pela universidade Unyleya. Pós-graduada em Farmácia hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês. 

Cursando pós-graduação em MBA gestão da cadeia de suprimentos e logística (supply chaim) na Universidade Anhembi Morumbi. Atuou como farmacêutica clínica, farmacêutica hospitalar e coordenadora de assistência farmacêutica no Hospital Santa Rosa. Foi gerente de Assistência farmacêutica no Hospital São Mateus. Atualmente é gerente de assistência farmacêutica no Complexo Hospitalar de Cuiabá e presta serviço de consultoria farmacêutica para o Hospital Otorrino e para a Clínica Imagens Medicina Diagnóstica.

Conselheiros Federais:

José Ricardo Arnaut Amadio (CRF/MT 771)
Conselheiro Federal | 2023-2026

Nascido em Maringá/PR, José Ricardo graduou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de Cuiabá (UNIC, 1994). Possui especialização em Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP, 1998). Atuou como conselheiro, vice-presidente e presidente do CRF-MT, além de participar das comissões de Ética, Ensino, Tomada de Contas e Licitação do CRF-MT. Foi docente na Universidade de Cuiabá (UNIC) nas disciplinas de Fisiopatologia, Toxicologia e Supervisão dos Estágios. É autor do livro “Boas Práticas na Dispensação de Medicamentos”, e pelos relevantes serviços prestados à categoria recebeu condecoração de Honra ao Mérito Farmacêutico em 2014. Atualmente ocupa o cargo de conselheiro federal efetivo do CFF e é sócio proprietário de drogaria em Cuiabá, por isso compartilha as dificuldades e aflições deste segmento farmacêutico.

Wagner Martins Coelho (CRF/MT 567)
Conselheiro Federal Suplente | 2023-2026